quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PILATES



A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde. Uma vida saudável depende da atenção que o corpo recebe. Um corpo saudável, em boas condições físicas, eleva a autoestima e o bem-estar emocional. Porém não são todas as pessoas que gostam de realizar essas atividades em academias. Uma das alternativas que vem conquistando e trazendo excelentes resultados é o Pilates.
Esse método de condicionamento foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates reconhece a ligação entre mente e corpo e constitui em um exercício inteligente, que desafia sua concentração e percepção corporal de forma integrada e individualizada.

Realizados com movimentos especiais de baixo impacto e de poucas repetições, proporciona resultados eficazes e ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por um público muito amplo que vão desde pessoas sedentárias, homens, gestantes, idosos, crianças e adolescentes até atletas profissionais que visam melhorar seu desempenho.
Tem como principal objetivo proporcionar aos pacientes uma melhor compreensão do seu movimento combinando fundamentos como respiração, concentração, precisão, controle e fluxo, melhorando assim, o alinhamento, força e alongamento muscular, coordenação motora, equilíbrio, respiração, diminuição do estresse, relaxamento, além de trabalhar uma imagem corporal mais saudável por meio de uma postura mais adequada, contribuindo assim também para a qualidade de vida.

Feitos com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.
Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos, podendo dar ao paciente um estímulo diferente a cada dia.
O método é frequentemente recomendado para ganho de flexibilidade, força, definição corporal e melhoria da saúde em geral. Ganhando espaço também no tratamento de lombalgia, distúrbios posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose), dores crônicas, desordens neurológicas, reabilitação ortopédicas e pós cirúrgicas, estresse, incontinência urinária feminina, fibromialgia, bursites, tendinites, inclusive na área estética para celulites, varizes, tonificação, entre muitas outras.

Extremamente indicado durante a gestação, pode ser realizado desde o primeiro trimestre. Este é período em que muitas alterações acontecem no corpo da mulher, como mudanças hormonais e do centro de gravidade.
O trabalho integrado de todos os princípios do método favorece o bom desenvolvimento, prevenindo a incontinência urinaria com o fortalecimento do períneo, dores e desconfortos, principalmente na região lombar que é muito comum na gestação e auxiliando no trabalho de parto e na recuperação.
Por ativar o sistema circulatório, contribui para aliviar as dores e inchaços também nos membros inferiores, além de fortalecer essa musculatura para que aguentem o ganho de peso e ajudem a aliviar a sobrecarga da coluna.

A respiração, que sofre alterações, é muito bem trabalhada, fazendo com que além do bem-estar físico, a mamãe vivencie a gestação de uma forma feliz e emocionalmente equilibrada.





As aulas aqui no TudoFisio são individuais ou em grupos de até 03 pessoas e ocorrem de acordo com a necessidade de cada um. Cada paciente é previamente avaliado pela fisioterapeuta para identificação de suas reais necessidades e objetivos.
Para a aplicação de qualquer técnica, é necessário que o corpo e suas limitações sejam respeitado, fazendo um trabalho gradual e contínuo.
Para que conheça nosso espaço e o método, oferecemos uma aula experimental gratuita sem compromisso assim você irá vivenciar na prática e entender todos os benefícios do Pilates.

Programa de Indicação: Traga um amigo para praticar o pilates e ganhe vantagens... Confira!!!



Drª Roberta L. Guratti
Fisioterapeuta
Crefito 3 /159627 - F

Contatos: (19) 3294-1233 / 9 8320-8887
tudofisio@gmail.com
https://www.facebook.om/TudoFisio
https://www.instagram.com/tudofisiocambui

Rua Dona Josefina Sarmento, 237 - Cambuí
Campinas, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário